4.1.11

Evento comemorativo dos 20 anos da Gibiteca Henfil

Em 1990, a Portaria n° 1.074/90 constituiu uma comissão para analisar a viabilidade de implantação de uma Gibiteca Municipal. Como resultado desses estudos foi inaugurada, no dia 3 de maio de 1991, a Gibiteca Henfil, inicialmente instalada na Biblioteca Infanto-Juvenil Viriato Corrêa.

A Gibiteca Henfil contou, nesse início, com parte do acervo das demais bibliotecas de São Paulo. Logo, com o crescimento do acervo por meio de doações, a Gibiteca se tornou a maior instituição do gênero no País. Em 1999, foi transferida para o Centro Cultural São Paulo, onde se tornou uma das seções da Biblioteca Sérgio Milliet.

Para comemorar os 20 anos da Gibiteca Henfil, as Curadorias de Literatura, Dança, Cinema e Educativa do CCSP prepararam uma programação especial com workshops, filmes, debate, roteiros de visita, atividades em família e contação de histórias.

O evento contará com um tributo a Satoshi Kon, visionário animador japonês que faleceu recentemente e deixou uma pequena e impressionante obra. Serão diversas animações exibidas de 25 a 30 de janeiro com entrada franca.

Aos sábados e domingos (8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30/janeiro), às 14h30, haverá contação de histórias na Sala de Leitura Infanto-Juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet com entrada franca.

No dia 29/1, acontece o debate O Herói que queremos: pedagogia e cultura, com: Waldomiro Vergueiro (USP), Roney Freitas (cineasta) e Tânia Alice Feix (Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano e UNIRIO) - performance: André Kitagawa (quadrinista) e Walmir Pavam (ator) - mediação: Célio Franceschet (curador de audiovisual do CCSP). Este debate abordará a compreensão do herói na atualidade e a influência dessa figura no cotidiano de pessoas nas diversas faixas etárias. Sem necessidade de inscrição. Sábado, das 15h às 17h30 na Sala Lima Barreto.

Além disso tudo, também há uma convidativa lista de oficinas:

Dias 18 e 25/1 - Workshop para crianças: dance esta história. Coordenação: Alexandre Medeiros e Anderson Gouvêa (Cia. Balagandança). 30 vagas por turma, a partir de 5 anos. Para o dia 18 é necessário fazer inscrição. Para o dia 25 será respeitada a ordem de chegada. Das 14h às 16h30 na Sala Adoniran Barbosa.


Dias 26, 27 e 28/1 - Workshop para educadores: quadrinhos na educação. Com: Priscila Okino e Waldomiro Vergueiro (educadores). 30 vagas. Serão aceitas inscrições até o dia 14/1. Das 15 às 18h na Sala Zero, Piso Caio Graco.

Dia 29/1 - Tatu-bolo gastronomia - Decorando o seu bolo - quem é seu herói? Com Chefe Marcelo Angele (Docente Senac). 40 vagas, entre adultos e crianças a partir de 6 anos. Inscrições no local, com meia hora de antecedência. Das 14h às 15h30 na Sala Zero, Piso Caio Graco.

Dias 22, 23 e 30/1 - Tatu-bola em família - Workshop de quadrinhos para crianças: o herói nas HQs. Com Daniel Esteves (roteirista e professor de histórias em quadrinhos). 25 vagas, de 8 a 12 anos. Sem necessidade de inscrição. Das 14h às 16h na Sala Zero, Piso Caio Graco.
- 1º encontro - Argumento: ambientação e perfil de personagem. Desenvolvimento de personagem criado pelos alunos.
- 2º encontro - Anatomia e estilização para HQs fantásticas. Prática de estilos variados e definição visual de personagem criado pelos alunos.
- 3º encontro - Trama de aventura e dinamismo. Desenvolvimento de sequência de páginas de ação.

Para maiores informações, visite o site com a programação completa do evento aqui.

E nos vemos por lá!

Nenhum comentário: