1.1.11

Quem é esse cara?


Meu nome é Leonardo Passos. Nasci em São Paulo em 1978, no bairro da Lapa, mas me mudei para o interior ainda pequeno. E foi lá que tive contato com minhas primeiras aventuras no mundo dos quadrinhos.


Como praticamente todo garoto brasileiro da minha geração, minha incursão no mundo dos quadrinhos se deu pelas revistas da Turma da Mônica. Eu devorava aqueles gibis diariamente, principalmente os do Cebolinha, Cascão e Chico Bento, meus personagens favoritos.


Em seguida tive contato com os heróis da Marvel e DC. Minha primeira revista foi a do Homem-Aranha, apresentada por um amigo numa típica tarde de férias escolares de uma cidade interiorana. Fiquei fascinado com aquela revista! Daí passei a correr por todas as bancas da cidade em busca de gibis antigos (e baratos!) de super-heróis.



Em meio à caça, acabei descobrindo revistas sensacionais, feitas por uns malucos que falavam de coisas do meu interesse, utilizando uma linguagem provocativa, desleixada, rueira e quase proibída, o que tornava tudo mais intenso e empolgante. Daí em diante, eu sempre estava com uma dessas revistas pra cima e pra baixo: Chiclete com Banana, Piratas do Tietê, Geraldão e Níquel Náusea.



Um pouco mais tarde, caíram na minha frente os quadrinhos underground norte-americanos, os comix. Mais uma injeção de empolgação que me deixou maluco. Depois vieram os mangás e os fumetti. Daí em diante eu queria ter a oportunidade de conhecer tudo quanto fosse possível, e ainda bem que o fiz, pois me diverti e aprendi muito com tudo o que a arte sequencial me proporcionou.


Mas isso tudo ainda parecia ser pouco. Além de devorar tudo o que aparecia pela frente, eu também queria entender melhor como se estruturava essa magnífica forma de arte. Passei e ler dezenas de livros teóricos, revistas sobre HQs e revirei a recém chegada internet pra aprender mais sobre o assunto.

Ao lado da minha paixão pelos quadrinhos, também crescia meu fascínio pela literatura. Foi daí que optei pela faculdade de Letras, após uma tentativa frustrada de cursar Jornalismo. Me empolguei com os estudos de narrativa e orientei boa parcela dos meus esforços aos quadrinhos, paralelamente aos de crítica e composição literária.

Ainda na faculdade, virei colaborador de alguns sites e revistas, redigindo artigos e resenhas quase sempre sobre quadrinhos. Realizei estudos acadêmicos e vou prosseguir nesta empreitada em estudos de pós-graduação.

Fiz curso de roteiro na Quanta Academia de Artes e estou me iniciando como roteirista. Meu debute virá agora em 2011 e espero que seja o início de uma frutífera carreira.

Além de maníaco por quadrinhos e literatura, também sou apaixonado por cinema, música underground, artes plásticas e anarquismo. Raramente dispenso uma cerveja, principalmente em dia de futebol. Sou publicitário, escritor eventual e vegetariano. E um dia ainda vou aprender a desenhar e tocar guitarra!

Tenho um blog de literatura marginal e criei este aqui para compartilhar coisas interessantes sobre quadrinhos. Espero que eu possa contribuir com algo para uma arte que tanto me ofereceu.

Para falar comigo use o Twitter ou e-mail.

2 comentários:

Vernardo Santana disse...

Fala, Leo! É isso aí, mano, curti a ideia do blog! Tudo que puder fazer pra dar uma mão, só gritar.

Aliás, passei aqui pro pessoal da Redação o link, tomara que engrene logo. Potencial tem, e muito!

Abraço do seu anarcotruta,
Bernardo Santana.

Bill Lima disse...

Opa, conheci seu blog através de um post do Universo HQ, e gostei bastante. Temos muita coisa em comum, principalmente a forma de entrada nesse universo maravilhoso das hqs. Desejo sorte em sua carreira, e espero logo ler algo escrito por você! Já tem um leitor pro blog aqui das terras do pão de queijo!

Forte abraço!