25.5.11

7º FIQ vai homenagear o quadrinista Maurício de Sousa


Criador da “Turma da Mônica”, Maurício de Sousa será homenageado na sétima edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ), que acontecerá entre 9 e 13 de novembro de 2011, na Serraria Souza Pinto. O evento, maior da América Latina na área de quadrinhos, é promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Associação dos Amigos do Centro de Cultura de Belo Horizonte (AMICULT).

Maurício de Sousa esteve presente na sexta edição do FIQ, em 2009, lançando o livro MSP 50, da editora Panini, em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Naquela ocasião, o quadrinista participou de bate-papo com estudantes da capital. Neste ano, espera-se que ele retorne à cidade para participar do evento que, desta vez, o homenageia. Segundo Afonso Andrade, coordenador geral do FIQ, está programada uma exposição alusiva ao homenageado.

Além de um quadrinista de destaque, em todas as suas edições o FIQ também escolhe um país para homenagear. Neste ano, o país homenageado será a Coreia do Sul, que conta com um mercado de quadrinhos muito forte internacionalmente. O incentivo do governo local para a produção de quadrinhos e o cinema de animação fez o país crescer na exportação desses produtos culturais. Para o co-curador do FIQ, Daniel Werneck, este é um exemplo que deve ser seguido pelo Brasil. “Quando vemos um país pequeno e sem muita tradição nos quadrinhos produzindo tanto material de qualidade e publicando em vários países do mundo, fica mais fácil de acreditar que também podemos fazer isso.”

Os quadrinhos mais populares no país homenageado são conhecidos como “manhwa”. Uma exposição trará desenhos de diversos quadrinistas coreanos, entre eles, Park Sang-sun, autora de Tarot Café (publicado aqui pela NewPOP), que estará presente no Festival.

Lista de convidados confirmados cresce

O 7º FIQ repete a fórmula de sucesso das edições anteriores, trazendo a Belo Horizonte nomes consagrados dos quadrinhos nacional e internacional. Até o momento, já estão confirmadas as vindas dos norte-americanos C. B. Cebulski (editor da Marvel Fairy Tales), Jill Thompson (vencedora do prêmio Eisner), do também norte-americano Matt Fraction, roteirista das revistas Iron Man e Thor, e sua esposa Kelly Sue DeConnick, roteirista de Supergirl, e do francês Cyril Pedrosa, autor do livro Três Sombras, lançado recentemente no Brasil pela Companhia das Letras.

O elenco nacional do 7º FIQ também tem nomes importantes garantidos, como Ivan Reis (DC Comics), Mike Deodato (Marvel), Eddy Barrows (DC Comics), Ana Luiza Koehler, Luciano Irrthum, João Montanaro e o cultuado Larte Coutinho.

A coordenação do Festival ainda aguarda a confirmação de alguns nomes nacionais e internacionais para fechar a programação. Segundo Afonso Andrade, estão sendo realizados contatos com as embaixadas internacionais visando aumentar o número de convidados estrangeiros.

Nenhum comentário: