9.2.12

Novidades da Editora Draco para o universo dos quadrinhos

A editora paulistana Draco, especializada em literatura fantástica, está ampliando a sua franquia de maior sucesso, a coleção Imaginários, que tem por objetivo reunir veteranos e revelar novos talentos do horror, fantasia e ficção científica. Agora a editora também terá um novo espaço para quadrinistas, roteiristas e ilustradores brasileiros, a coleção Imaginários em Quadrinhos.

Cada volume terá 128 páginas, com 6 histórias de 20 páginas, em formato de álbuns para livrarias, ou seja, a ideia não é a distribuição em bancas, mas nas grandes redes de livrarias ou casas especializadas.

Envie sua submissão para o e-mail editoradraco@gmail.com em PDF ou imagens em JPG (no mínimo 150 dpi para avaliação e 300 dpi caso seja aprovado) com o assunto IMAGINÁRIOS HQ.

No e-mail deve conter:

  • Sinopse e resumo da história (contando tudo o que acontece, não um texto que instigue a leitura);
  • O roteiro completo com exatas 20 páginas (nem mais, nem menos). Para as artes em preto e branco (ou uma cor, se preferir) poderão ser apresentadas apenas 3 páginas finalizadas acompanhadas de um link de portfólio atualizado do artista responsável.

A história deve ser do gênero fantasia, ficção científica ou terror. Também vale a mistura desses gêneros. O que importa é a imaginação, o principal quesito.

Não há estilo correto. Valem misturas que vão desde os traços étnicos que resgatam a cultura popular brasileira até desenhos que bebem em fontes longínquas. O formato dos álbuns será de 17 x 24 cm e a mancha de arte foi estipulada em 14 x 21 cm, ou seja, as margens são de 1,5 cm em todos os lados.

As histórias da coleção Imaginários em Quadrinhos serão voltadas ao público adulto, portanto nudez e violência são permitidos desde que façam parte do contexto e não sirvam simplesmente para chamar a atenção.

Poderão participar quadrinistas (roteiro + arte) ou duplas de criação (roteirista + desenhista). Neste caso os autores dividirão os direitos autorais.

O prazo para envio das histórias para o primeiro volume da coleção é dia 31 de março de 2012.

Mas as novidades relacionadas aos quadrinhos da editora não param por aí...

A Draco está organizando uma coletânea de contos cujo mote principal são os super-heróis. Com o título provisório Super-Heróis, a proposta é organizar uma antologia com histórias que abordam aventuras destes personagens de forma criativa, original e, preferencialmente, com tempero lusófono. Tanto faz se o herói é humano ou alienígena, se possui superpoderes ou não, se é um bom sujeito ou nem tanto. Tampouco importa se o autor contará a gênese do seu herói ou se ele cairá de paraquedas no meio de uma grande aventura. O importante é que o(s) protagonista(s) seja(m) psicologicamente bem delineado(s) e que suas aventuras (ou desventuras) constituam uma leitura instigante, divertida e bem construída.


Mas atenção a um alerta: a editora NÃO aceitará textos no estilo fanfiction. A ideia é incentivar os autores que pretendem participar deste projeto a criar seus próprios heróis ao invés de “tomar emprestado” personagens da Marvel, DC e congêneres. Para evitar riscos com direitos autorais e afins, todo trabalho desse gênero será rejeitado pronta e inapelavelmente sem apreciação do mérito literário.

Detalhes acerca do projeto:

  • Tamanho: Os textos deverão conter entre 3.000 e 12.000 palavras. Isto não significa que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas. Se o conto analisado possuir qualidade literária e se enquadrar na temática proposta, essa qualidade será considerada na apreciação, mesmo que o texto seja menor ou maior do que o limite proposto. No entanto, trabalhos dentro do intervalo referido serão apreciados com maior simpatia.
  • Filosofia de trabalho: Objetiva-se a publicação de trabalhos criativos e originais cujos enredos mostrem heróis ou super-heróis inseridos direta ou indiretamente na cultura brasileira e/ou portuguesa, mostrando o impacto social da existência e das proezas desses personagens e de seus superpoderes nessa cultura. Porém, não se trata de uma exigência estrita. Trabalhos que nada tenham a ver com o Brasil ou com Portugal serão apreciados com a atenção devida e poderão ser eventualmente aceitos. Porém, cumpre frisar a predileção por contos lusófonos de corpo (i.e, escritos por autores portugueses e brasileiros) e espírito (enredo, personagens, ambientação lusófonos).
  • Envio de contos: As submissões devem ser enviadas apenas em versão eletrônica, formato rich text file (.RTF), para os e-mails lfvasques@gmail.com e glodir@unisys.com.br, com cópia de segurança para ericksama@gmail.com. Será confirmada a recepção de todos os trabalhos recebidos.
  • Deadline: 31 de março de 2012.
  • Data de lançamento pretendida: Fantasticon 2012.

Eis aqui a oportunidade ímpar do autor lusófono de literatura fantástica criar seu próprio super-herói e imortalizá-lo nas páginas impressas da Super-Heróis.

Nenhum comentário: