15.3.12

Exposição de quadrinhos com acervo de primeira



Uma excelente notícia promete agitar o mundo dos quadrinhos nos próximos meses.

A exposição Quadrinhos’51 foi criada no intuito de homenagear alguns dos mais importantes desenhistas de quadrinhos do Brasil, que produziram verdadeiras obras-primas entre as décadas de 1950 e 1970. A mostra também lembrará os 61 anos da realização da primeiro exibição didática sobre quadrinhos no mundo, a Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, organizada em São Paulo por cinco amigos que buscavam elevar o conceito da Nona Arte nos anos 50s: Álvaro de Moya, Jayme Cortez, Syllas Roberg, Reinaldo de Oliveira e Miguel Penteado. O evento, de grande importância histórica e relevância internacional, foi registrado pela extinta e saudosa editora Opera Graphica no livro Anos 50 - 50 Anos.

A muito bem-vinda mostra Quadrinhos’51 apresentará originais de artes de grandes desenhistas que jamais foram expostas ao público anteriormente. O visitante poderá admirar obras de Álvaro de Moya, Jayme Cortez, Eugênio Colonnese, Julio Shimamoto, Antonino Homobono, Rodolfo Zalla, Primaggio, Lanzellotti, Flávio Colin, Rodval Matias, Saydemberg, Messias de Mello, Ignácio Justo, Getúlio  Delfin, Manoel Victor Filho, entre muitos outros.

Baseada no acervo de Álvaro de Moya e Jayme Cortez e incrementada com peças raras de outros colecionadores, a exposição também apresentará exemplares de O Tico-Tico, O Globo Juvenil, Biriba, além de revistas de terror clássicas e publicações estrangeiras, como as primeiras edições da Heavy Metal, Creepy, Eerie, AlterLinus, Metal Hurlant e muitas outras.

Da coleção de Moya e Cortez, estarão expostos desenhos autografados de alguns dos maiores nomes do traço mundial: E.T. Coelho, Joe Kubert , Osamu Tesuka, Mort Walker, Quino, Hugo Pratt, J. Blasco, Bob Brown, Esteban Maroto, Milton Caniff, Hergê, Dick Browne, Neal Adams, André Le Blanc, José Luiz Salinas, Will Eisner, Jerry Robinson, Jim Davis, Serpieri e do recentemente falecido Moebius.

A mostra Quadrinhos’51 acontecerá a partir do dia 21 de março no MuBA - Museu Belas Artes de São Paulo.
  • Abertura para convidados: 21 de março das 19h às 22h
  • Visitação: 22 de março a 26 de maio de 2012. Segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados, das 10h as 16h (fechado aos domingos, feriados e excepcionalmente nos dias 7 e 30 de abril).
  • Local: MuBA - Museu Belas Artes de São Paulo - Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo/SP.

Nenhum comentário: